segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inscreva-se no Concurso Público de Taió

A prefeitura de Taió lançou edital de inscrição para realização de concurso público. O concurso oferece 07 vagas para todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão realizadas de 16 de maio a 14 de junho de 2011, das 08:30 às 11:30, nas dependências da Prefeitura.
Cargos disponíveis no concurso da prefeitura de Taió:

Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços, Médico Clínico, Oficial de Nível Superior (contador e médico veterinário) e Técnico em Informática.
Maiores informações poderão ser obtidas no Mural Oficial da prefeitura ou nos sites www.taio.sc.gov.br e www.lutzconcursos.com.br.

domingo, 29 de maio de 2011

Depoimento da Professora Amanda Gurgel - a Educação no Brasil

Gente... se tem algum vereador nesse mundo que defende a classe dos professores, sou eu. Esse vídeo nos foi enviado via twitter e muito nos chamou a atenção. A classe dos professores, em greve total no nosso estado, é vista por todos os governos com desdém. Esse depoimento confronta os grandes e poucas pessoas tem a coragem de falar o que a professora Amanda Gurgel falou.

Peço que ouçam com carinho esse disurso que tem cerca de 9 minutos, mas fala o que todos os professores gostaríam de falar... Bom domingo a todos!


sábado, 28 de maio de 2011

TAIÓ TEM: Mr. Jhoe

OBS1: Hoje serei padrinho de casamento da minha querida irmã e do Dudu. Deus abençoe os pombinhos!


OBS2: Obrigado pelo mais de 8000 page views aqui do blog! 

OBS3: Quem for pro RPM, faça um vídeo, coloque no youtube e envie pra gente!!!



Nos finais de semana, estamos usando o blog para divulgar bandas da nossa cidade. Semana passada, a banda Cachorro de Gesso fez muito sucesso no blog. Hoje, é a vez da Banda Mr. Jhoe. A banda já tem uma formação diferente dessa do vídeo com cantora nova. Mesmo assim, a qualidade da banda que agita várias festas e formaturas da região é o destaque do nosso blog de hoje!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sábado tem RPM em Rio do Sul

Para os amantes do Rock brasileiro e delírio das tietes de Paulo Ricardo e cia, Rio do Sul está trazendo mais um show nacional. Trata-se da banda RPM.

Com sucessos como Loura Gelada e Olhar 43, o Centro de Eventos Hermann Purnhagen deve lotar na noite de sábado.

Compareça, pois pessoas que tem a coragem e ousadia de trazer uma banda nacional para o nosso Alto Vale, devem ser prestigiadas.

Com certeza, será um grande show!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESTRADAS DE TAIÓ: Uma vergonha!

Sinceramente, esse vídeo fala por si só. Filmado nesse domingo pela jornalista Adriana Koch, mostra a realidade das ruas da cidade:

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Taió adere hoje ao Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes
 

O evento é realizado anualmente em diversas cidades do mundo e promove uma competição entre duas ou três cidades de mesmo porte. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si quem mobiliza o maior número de pessoas. A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Por iniciativa da Administração Municipal, Taió participa pela primeira vez do Dia do Desafio, disputando com  Acanceh, município do estado do Yucatán, no México
A mobilização acontecerá na Praça João Machado da Silva, próximo a prefeitura, a partir das 08h30min, com atividades como caminhada, academia ao ar livre e alongamento.
O Dia do Desafio envolve prefeitura, entidades de classe, escolas, empresas e membros da sociedade em prol da saúde e do bem-estar. Os participantes são convidados a parar suas atividades cotidianas e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas.
  •  Abaixo, a programação completa do evento na cidade.
 Programação do Dia do Desafio (25 de maio de 2011 – Taió/SC)

LOCAL: PRAÇA JOÃO MACHADO DA SILVA


08hs30min- Abertura oficial com autoridades.
09hs- Alongamento e Caminhada (Lidiane e Naiara – CME).
09hs30min- Dança (Lisângela – Casa da Cultura).
10hs- Academia ao ar livre (Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal).
11hs- Jump (Professora Lidiane – Academia Planeta Fitness).
13hs- Dança (Lisângela – Casa da Cultura).
13hs30min- Ginástica na Prefeitura (Professora Lidiane – Academia Planeta Fitness).
13hs30min- Capoeira (Lisângela – Casa da Cultura).
14hs- Ginástica para a Terceira Idade (Professor Daniel – Academia Planeta Fitness).
14hs30min- Defesa Pessoal - (Professor Daniel – Academia Planeta Fitness).
15hs- Axé (Daniel e Morgana – Academia Planeta Fitness).
16hs-Bambolês, Cordas e Bolas (Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal).
16hs30min- Jump (Professora Lidiane – Academia Planeta Fitness).
17hs- Pilates (Professora Lidiane – Academia Planeta Fitness).
17hs30min- Caminhada (Naiara – Grupo de Escoteiros).
18hs- Encerramento das atividades na praça.
 

  • EVENTOS PARALELOS:

- Dança no Clube de Idosos.
- Ginástica Laboral nas Empresas.
- Atividade Física nas Escolas.
- Atividade Física na Apae.
- Atividade Física nas Academias de Ginástica e Musculação.
- Ciclismo adaptado.
- Prática desportiva nos Ginásios de Esportes e Campos de Futebol.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hora de agradecer


Amanhã, completaremos a 100ª postagem nesse blog. Começamos dia 22.02.2011 com o vídeo do nosso discurso. Depois de lá, muita coisa foi acrescentada. E-mails postados, twittadas e temas sempre pertinentes à realidade de Taió e da região. Procuramos divulgar o que há de bom nas cidades vizinhas e na nossa. Denunciamos uma série de coisas ligadas à Taió. Enfim...

Como tradicionalmente, toda terça-feira, uso esse espaço para divulgar o nosso pronunciamento da sessão da Câmara de Vereadores, resolvi agradecer hoje. Com certeza, conseguimos dar um salto de qualidade no nosso mandato ao inovar e criar essas ferramentas de comunicação.

Nos aproximamos dos 8000 acessos no dia de hoje. O que só respalda ainda mais a nossa simpatia com o povo de Taió. Procuramos esclarecer e divulgar tudo o que o povo quer saber. E hoje, chegou a hora de agradecer. Agradecer a cada um de vocês que acessou nosso blog na casa de um amigo, vizinho ou parente e mostrou para pessoas novas o nosso trabalho da forma digital.

Agradecer aos parceiros da internet que comentam, twittam e mandam e-mails pra gente.

Enfim... a cada um de vocês que levou esse blog à boca do povo na cidade de Taió. OBRIGADO DE CORAÇÃO... E amanhã, nosso discurso nesse nosso canal de comunicação!

domingo, 22 de maio de 2011

Cães foram envenenados em Taió

O envenenamento de animais domésticos que continua sem solução na região de Taió, será levado ao Ministério Público. A promotora de Justiça da Comarca de Taió, Dra. Kariny Zanette Vitoria vai receber formalmente o abaixo assinado que está sendo feito por moradores de Taió, pedindo investigação sobre as diversas ocorrências de envenenamento em animais. É preciso saber como funciona a venda destes venenos, que tipo de controle existe, como deve agir a vigilância sanitária e animal, nestes casos, e que tipo de procedimento está sendo adotado na elucidação destes casos. O assunto já foi abordado com grande destaque a pouco tempo, e não foi possível levantar suspeitos, permanecendo apenas os prejuízos e a preocupação deste grande perigo retornar. E retornou!

Os fatos a seguir, ocorreram na estrada geral de Bela Vista/Cachoeira, em direção ao Distrito de Passo Manso, onde já foram registrados muitos casos recentes de envenenamento de animais.

FONTE: OBV
No último dia 06 de maio, em Bela Vista, a família de Valdir Leandro estava acordando, quando percebeu que diversos animais domésticos estavam agindo de forma estranha. "Foi uma surpresa e uma grande tristeza para nós todos, vendo o sofrimento daqueles bichos, e a gente sem saber direito o que fazer" disse dona Luzia Leandro, ao receber nossa reportagem.

Nem eram oito horas da manhã, quando os cachorros começaram a gemer e se contorcerem de dor, e emitir uma baba pela boca. Alem dos três cachorros, também diversas galinhas experimentaram um produto com aparência de massa cor de rosa. "Parecia uma carne que tinha sido passada na serra-fita de açougue, era como se fosse aquela serragem de osso" disse dona Luzia, ainda entristecida com a lembrança da cena, que aterrorizou as crianças e os adultos.

Imagina-se o pânico que tomou conta da família, sem ter certeza do que podia ser comido ou bebido em sua propriedade. Foram momentos de tristeza a medo.

Lobo era um cachorro que estava a 07 anos com a família. Dócil, adestrado e faceiro agia como guardião da propriedade e sabia ficar alerta dentro do pátio. A vizinhança toda conhecia o seu jeitão e admirava que ele nunca agredisse ninguém na estrada, que passa ao lado da casa. Era um bicho ensinado e domesticado, que servia como segurança e vigia da casa e da família. Bolinha era uma cadelinha que vivia dentro do cercado, e também tinha 7 anos de convivência, como bichinho de estimação. Kadu, era o preferido do pequeno Nicolas, filho de Juliana. Os 3 foram vítimas de envenenamento no mesmo ato.

A família vez diversas tentativas para salvar os bichos, inclusive com específico pessoa, produto amplamente conhecido como contra-veneno. Nada deu certo, e os animais padeciam gemendo, vomitando, espumando e tremendo de dor e sofrimento, diante dos olhares aflitos de seus donos.

Na mesma manhã, foi feito o comunicado à delegacia de Polícia da Comarca de Taió do ocorrido, e no final da tarde, a família recebeu um telefonema que não seria possível a visita de nenhum perito, recomendando-se que os bichos fossem enterrados. O fato aborreceu os familiares, que esperavam uma investigação, ou algo do gênero.

Não se sabe ao certo quem preparou o engodo, mas a desconfiança é que estavam preparando para roubar a propriedade, que fica a mais de 7 Km do centro de Taió. Eles recolheram parte do material que foi jogado, para futuras análises, já que nenhuma autoridade policial, veterinária ou sanitária apareceu.

No sítio vizinho, de Roland Becker, foram registrados 4 arrombamentos em menos de meio ano. Levaram tudo, freezer, fogão, geladeiras, máquinas e equipamentos, roçadeiras e outros objetos. Da propriedade de Nelson Skura, que mora na entrada da Tifa do Encano, foram mortos mais 3 cachorros no mesmo dia, pelo mesmo motivo. Orácio Bagátolli, que mora um pouco adiante, também foi vítima de furto e diversas tentativas.

sábado, 21 de maio de 2011

Vereador Paulinho pede lombadas

O vereador Paulo Ignácio Uhlmann (PR de Taió), o popular Paulinho em seu discurso na sessão da Câmara de Vereadores, voltou a cobrar uma ação emergencial do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Vários pedidos de solicitação, já foram encaminhados para o órgão estadual, solicitando a colocação de lombadas eletrônicas em pontos onde a rodovia cruza a área urbana de Taió.

Paulinho também lembrou que desde o primeiro mandato, vem defendendo a implantação de pelo menos três lombadas eletrônicas no trecho das rodovias SC 422 e SC 302. “Infelizmente temos umas das rodovias com maior número de acidentes do estado, mas para o Deinfra precisa morrer mais gente”. Há dois anos o vereador solicitou uma audiência com o presidente do Deinfra, Romulado França, na época acompanhada pelos vereadores, Iara Bonin (PMDB), e Volnei Sandri (DEM).

O encontro serviu para tratar da municipalização de trecho da rodovia Bruno Heidrich, a conhecida SC 422. A municipalização no perímetro urbano de Taió foi uma alternativa encontrada para o município fazer a instalação de lombadas eletrônicas para controlar a velocidade. Como o equipamento não pode ser instalado em rodovias estaduais e federais, o município teria autonomia para controlar o tráfego. Mas até o momento anda foi feito.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Taió precisa dos taioenses! Unidos, podemos mudar!

Vivemos um dos piores momentos da nossa história política a nível municipal. Todas as enquetes de sites locais apontam isso e a decepção do povo na rua é algo evidente. Nosso trabalho como líder de oposição é ser a voz do povo, sem ter rabo preso.

No nosso último discurso, disponível aqui no blog, denunciamos algumas irregularidades. Pasta de dentes entregues com data de validade vencida, a denúncia de cestas de chocolate, feita pelo vereador Volnei Sandri, entre tantas outras coisas.

Não temos como apurar e descobrir tudo o que acontece de errado na administração. Mas o povo pode ficar tranquilo. Todas as irregularidades que descobrirmos, vamos denunciar aqui no blog e também na tribuna da Câmara.

Procure-nos e faça a sua denúncia! Seja a diferença na nossa cidade! Procure-nos através do e-mail paulinhotaio@gmail.com e denuncie! Caso ache que o desafio de postular a uma das vagas a Cãmara de Vereadores, peça sua ficha de filiação no PR pelo mesmo e-mail.

Contamos com você! Taió precisa dos taioenses! Unidos, podemos mudar!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A luta de classes na visão de um agricultor



Independentemente de ser contra ou a favor do fumo, uma coisa que é certa é a falta de incentivo ao agricultor. Tanto faz o que plantam, sempre são pisados pelo governo e pelas empresas que os representam. Esse desabafo foi de um fumicultor do Alto Valena Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Peço que ouçam com atenção e vejam o quanto um agricultor é explorado!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resumo da sessão de 16 de maio

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira, cinco projetos de lei complementar deram entrada na Câmara de Vereadores de Taió. Ao todo foram aprovados onze pedidos de providência, duas indicações, uma moção e um requerimento solicitando informações do Poder Executivo.

Em redação final, o projeto de lei ordinário número 14/2011 que autoriza a realização campeonato municipal de futsal livre, veteranos e do interior de Taió, foi aprovado. Assim como o projeto número 15/2011 que autoriza o Poder Executivo a conceder auxilio financeiro aos clubes: Cacique, União Ribeirão Pequeno.

O PLO 02/2011, tem como finalidade declarar de utilidade pública a Associação Taioense de Radiodifusão.

O PLO 03/2011 – Estabelece a obrigatoriedade de implantação de ciclovias, ciclofaixas ou passeios na cidade. O projeto tem por objetivo, incentivar a prática do uso da bicicleta, que é mais barato e ecologicamente correto.

PLO – 018 /2011 – Dispõe sobre autorização para construção de galeria e muro para solucionar problemas de enxurradas na Avenida Pioneiros Wachholz no Bairro Vila Mariana.

PLO – 019/2011 – Autoriza o executivo a desafetar áreas de terras e o PLC – 09/2011 – Dispõe sobre a criação de dois cargos de Agentes de Saúde.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Acessibilidade na cidade de Taió

Autores do texto e das fotos: Paulo Luis Steinhauser e Larissa Pfau

A acessibilidade é um tema muito discutido atualmente, que sem dúvidas é muito importante, pois com isso temos a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência. No cenário nacional o assunto está tendo grande destaque, devido a novela das 8 da TV Globo, intitulada Viver a Vida, que mostra o dia-a-dia de uma modelo que teve sua vida bruscamente alterada em virtude de um acidente automobilístico. Antes de todas essas reviravoltas em novelas, o presente site já divulgava informações a respeito da deficiência física e problemas de acessibilidade.

Fazendo visitas a lugares de algumas cidades do Alto Vale do Itajaí pode-se ter uma noção clara de como são as condições para as pessoas com deficiências sejam motoras, visuais entre outras.

Para iniciar, vejamos o que encontramos na questão de acessibilidade na cidade de Taió, para melhor entendimento e ainda, para comprovar o que aqui está escrito, houve um trabalho fotográfico, onde algumas dessas fotos estão nesse artigo.

Podemos iniciar nossa avaliação exemplificando alguns problemas evidentes encontrados no município. Já na entrada da cidade, em frente ao Fórum, podemos ver um problema que se repete em vários pontos, os postes no meio da calçada. Na posição que se encontram alguns desses postes, fica impossível alguma cadeira de rodas transitar na calçada, sendo necessária a utilização da pista, o que põe em risco a segurança e até a vida dos deficientes. Pode-se ver exemplos abaixo nas fotos que seguem. Na fotografia, temos algo curioso, onde até um cadeirante consegue se esquivar do poste, porém existe a parte da calçada destinada a deficientes visuais, o que é importante ter obviamente, o problema é que justamente essa parte da calçada vai dar “de cara” no poste! Ou seja, a pessoa com deficiência visual deve contar com um sexto sentido para evitar o poste...


Outro problema, não menos grave, é a irregularidade das calçadas, que em alguns locais nem existe. Em muitos pontos não há condições de um cadeirante, por exemplo, transitar sem ter que ir para a pista de rolamento. Esse problema não é só encontrado nos bairros, mas no próprio centro. Outra dificuldade encontrada pelos deficientes físicos (em especial os cadeirantes) é a altura da calçada em relação a pista, pois com a inexistência de rampas, se torna arriscado a manobra de alternar entre calçada e pista. Nas fotos abaixo pode-se ver exemplos desses problemas, porém há de se notar que na última foto que segue, não há nada de errado aparentemente na calçada, se não fosse o fato da altura da calçada em relação a pista, justamente no local que existe uma faixa de pedestre.




Até agora vimos alguns dos problemas que um deficiente físico encontra ao tentar se deslocar na cidade de Taió. Mas os problemas ainda vão mais além, detalhes como escadas que impedem o acesso de deficientes físicos como paraplégicos e tetraplégicos a alguns locais. Muitos pontos comerciais e de lazer, como lojas e lanchonetes, são ainda inacessíveis aos cadeirantes, pois não possuem nenhuma rampa. Até mesmo a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) não possui até o dia de hoje uma rampa, e ainda, pelo fato de não se situar no térreo do prédio, há escadas...


Em relação ao transporte público municipal adaptado, simplesmente não existe. Na verdade não existe nem transporte público não adaptado até o presente momento. Existe uma empresa de ônibus intermunicipal, com linhas para municípios como Rio do Sul, Blumenau, Florianópolis e Curitiba que conta com ônibus que teoricamente são adaptados para cadeirantes. Já as outras empresas intermunicipais que atuam na cidade, não possuem nenhum veículo adaptado até o momento. Por curiosidade na cidade de Rio do Sul, grandes investimentos estão sendo feitos para a melhoria da cidade, principalmente no que se refere a acessibilidade, tanto que até a empresa de transporte público municipal adquiriu ônibus totalmente adaptados para pessoas com deficiência, possuindo elevador na porta traseira, espaço para posicionamento da cadeira de rodas, e ainda, possuindo um sistema de segurança que envolve uma série de cintos para manter a cadeira no lugar em caso de alguma freada brusca ou algo do gênero.

Bom, mas vamos às partes que boas no que se refere a acessibilidade na cidade de Taió, ou seja, locais que já são adaptados ou caminham para tal. O melhor exemplo de adaptação e acessibilidade são os bancos, que para atrair clientes, acabam por facilitar a vida dos deficientes. O Banco do Brasil, por exemplo, conta com vaga para deficientes no estacionamento bem em frente, rampas de acesso, calçadas que auxiliam os deficientes visuais, corrimões com altura adequada e com largura o suficiente para um cadeirante manobrar sem problemas.

Outro banco que facilita a vida de deficientes físicos é o Bradesco, mas que peca em alguns detalhes como a largura da porta e sistema de abertura, pois como a porta só abre para dentro, não é difícil entrar, mas devido a um corrimão no interior do banco que diminui bastante a área de manobras de um cadeirante, se torna um pouco complicado abrir a porta por dentro, ainda mais se o deficiente tiver comprometimento dos membros superiores. Detalhes que com certeza no futuro será melhor analisado.


Algumas pizzarias e lanchonetes já contam com rampas, o que aumenta as possibilidades de um cadeirante poder ter uma vida social mais agradável, mas esse número ainda é pequeno. Na verdade totalmente adaptadas mesmo não existe, até existem rampas para acesso, mas teria que ter um espaçamento maior entre as mesas para que não houvesse dificuldades de transitar entre as mesmas, mesas com altura um pouco acima do normal, para que um cadeirante pudesse se acomodar sem problemas, já que a própria estrutura da cadeira na maioria das vezes exige que a mesa seja um pouco mais alta. E ainda há a questão dos banheiros adaptados, que não existem na maioria dos locais.

Como podemos ver, as dificuldades que um deficiente físico encontra na cidade de Taió são grandes. Isso se deve ao fato de que até pouco tempo o assunto acessibilidade não era muito discutido como é atualmente. Algumas mudanças estão sendo feitas, mas há muito ainda o que fazer. A carência em vários aspectos devem ser sanadas, embora que isso deva levar ainda um tempo considerável, pois não se conseguiria mudar tantas coisas assim de um dia para outro. Até porque investimentos públicos nesse sentido devem ser bem avaliados e discutidos, para que não haja desperdício de verbas em obras mal feitas, como pudemos ver no que se refere a calçadas com guias para deficientes visuais que vão dar em postes, ou ruas em que de um lado possui rampa para acesso e do outro não existe. Mas como foi dito, é importante que obras no sentido da melhoria das condições de acessibilidade sejam realizadas. Para os estabelecimentos comerciais, também deve haver investimento para uma melhoria, pois não há de se esquecer que um deficiente físico é sim um consumidor também, que pode gerar lucros para as empresas que se adequarem as suas necessidades.

domingo, 15 de maio de 2011

TAIÓ TEM: Cachorro de Gesso



Nossa terra realmente é muito abençoada por ter tantos talentos. Já colocamos aqui diversos deles e sempre tem mais. Já destacamos aqui, por exemplo, a banda que mais fez sucesso na cidade, que foi a Down Jones. Com um rock mais pesado, a banda Cachorro de Gesso, formada só por taioenses, vem tocando praticamente todo final de semana e tem atraído um bom público por onde passa.

Caso você ainda não teve a oportunidade de ouví-los, segue vídeo. Parabéns pelo sucesso e pelo belíssimo som de vocês...

sábado, 14 de maio de 2011

Discurso nosso na fundação dos escoteiros



Esse vídeo não é dessa semana. Mas revirando a internet, encontrei esse discurso que eu nem sabia que havia sido filmado. Algo recente que aconteceu e fará um bem muito grande às nossas crianças e adolescentes que são o futuro da nossa cidade.

Já fiz postagem no blog, parabenizando os responsáveis pela iniciativa, por disponibilizarem seu tempo e seus conhecimentos em prol do município. Parabéns!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Enquetes mostram que a população de Taió não está satisfeita com a administração

A enquete do blog do vereador Paulinho Uhlmann 75% da população não está satisfeita com a administração de Ademar Dalfovo e sua equipe.

Mais de mil pessoas votaram na enquete do site Arauto.TV, sendo que, a grande maioria, ou seja, 29% acham a administração de Taió Péssima. Apenas 18 % da população acham que a administração está ótima.
Outras enquetes também foram feitas em sites como da Rádio Educadora e do blog do vereador Paulinho Uhlmann que 75% da população não está satisfeita com a administração de Ademar Dalfovo e sua equipe.
A população está reivindicando mais atenção por parte do executivo. Obras corriqueiras estão sendo feitas, mas não se vê nem um planejamento de tirar o chapéu.

Adriana Rosa / Arauto.TV

quinta-feira, 12 de maio de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE AINDA NÃO ATINGIU A META EM TAIÓ

FONTE: PMT
A campanha de vacinação contra a gripe em Taió, aberta no dia 25 de abril, ainda não atingiu a meta. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, aagora foram vacinadas 1.370 pessoas entre idosos, gestantes e crianças de Taió.
A enfermeira Jéssica Gonçalves Faria Purnhagen informou que “a Campanha continua até o dia 13 de maio (amanhã) e as pessoas que se encaixam nos grupos a serem vacinados devem procurar a sala de vacina mais próxima”. É importante trazer junto o cartão de vacinação.
Este ano, além de idosos e populações indígenas, também estão sendo imunizadas crianças entre seis meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde.
A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza são mais comuns nesses grupos.
A vacina protege contra os três principais vírus, inclusive o da influenza A (H1N1).  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quanto mais complicado, melhor?

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Taió informa que realizou mudanças no tráfego da Rua Santos Dumont, que teve um trecho calçado com lajotas recentemente. Os veículos que descem por essa rua não poderão  mais seguir em direção à Avenida João Bertoli ou Praça dos Pioneiros (Faber), deve seguir pela Rua Henrique Muller e fazer o contorno, próximo ao colégio Luiz Bertoli.
Próxima dali, a Rua Mathias Fassler, também com calçamento novo, agora é de mão única.


Além de termos um texto mal escrito e incompreensível vindo da prefeitura, se um pai for pegar uma criança no Jardim Bom Pastor ou descer de carro da Igreja Luterana, tem que fazer algum contorno? Quem vem da ponte nova não vai mais poder ir em direção ao morro onde a Egos Terraplanagem está situada? O contorno terá que ser feito aonde? Então estão admitindo que se equivocaram nesses dois anos ao permitir que os motoristas que desciam dessa rua, irem diretamente de encontro às proximidades do Posto Faber?

Enfim... essa é a prefeitura municipal de Taió e seu trânsito cada vez mais confuso que criticamos no nosso último discurso. A nossa enquete, mostrando que mais de 80% do povo não está satisfeita com a administração é verdadeira....

E o asfalto da Unidavi que iriam acabar até final de abril? Estamos na metade de maio e até agora é pura lama... Tá complicado...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Não poderia ser diferente...

Não poderia ser diferente...

Dos 68 votos que a nossa enquete recebeu, 51 classificaram como PÉSSIMA a atual administração pública de Taió. Claramente, o povo está cansado desse modelo administrativo.

Além disso, mais 6 votaram em RUIM. Ou seja, mais de 80% não está contente com a atual administração.

Além do nosso blog, outros sites da região como a Educadora e a Arauto também realizaram enquete com a mesma conotação e o resultado não era muito diferente.

Constatamos assim, que o trabalho que fizemos, mais criticando do que elogiando, está no caminho certo. Elogiamos, sim. Mas não podemos fingir que nada de errado está acontecendo. Fica a dica...

domingo, 8 de maio de 2011

Parabéns, amada mãe Sueli!!!

Dia das mães... Quem melhor pra homenagear do que a melhor mãe do mundo, que é a minha, claro! Querida mãe... Obrigado por ter me educado e por ter feito tanto por mim. Encontrei em uma poesia, algo que me lembrou você e resolvi colocar aqui. Espero que goste! FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS! TODAS VOCÊS, SÃO AS MELHORES DO MUNDO PARA OS SEUS FILHOS!!!

SE AS COISAS FOSSEM MÃE
Silvia Orthof


Se a lua fosse mãe,
seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa,
casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe,
seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim
e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe,
seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua
sobre as crianças estrelas

Falaria de receitas,
pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha
pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe,
seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça,
acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe,
seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe,
seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras,
da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe,
seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio
para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe,
as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas,
teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente.
Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija,
erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...

Assim é a minha mãe !!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Paulinho Mixaria em Pouso Redondo

Hoje, um dos maiores stand up do Sul do Brasil estará em Pouso Redondo.

Oportunidade pra quem quiser começar o findi com muito bom humor.

Os principais eventos da região, você vê aqui. É muito importante pra nossa região, que traga eventos de grande porte.

Parabéns aos idealizadores. Assim como Luiz Carlos Prates e tantas outras palestras e humoristas já vieram pra cá e sempre acrescentaram muito.

Abaixo, um vídeo pra quem não conhece o Mixaria. É engraçado pra caramba!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

SUPERAÇÃO: Conheça a taioense Larissa Pfau


 
Aos 28 anos de idade Larissa Pfau vai realizar o sonho de muitas. A diferença é que o dela vem misturado com uma dose extra de superação: “Sofri um acidente de carro há oito anos. Eu estava sem o cinto e tive lesão na cervical.”

A dificuldade na locomoção não lhe tirou o direito de sonhar. Disposta a recomeçar a vida ela encontrou na Internet o grande amor: “Ele é um anjo, uma pessoa muito querida. Ele faz tudo por mim, só quer o meu bem. Às vezes até deixa de pensar nele para pensar em mim”, conta a noiva Larissa Pfau.

Conhecemos o noivo Paulo Luis Stainhause, em um momento de aflição. Enquanto controla a ansiedade na espera da noiva, ele derrete elogios à Larissa: “Batalhadora, até pelos problemas dela, está sempre junto comigo procurando soluções. É uma pessoa que eu me espelho para superar os meus problemas.”

Foi a amiga Marilu Régis da Silva quem apresentou os dois. Hoje testemunha dessa história de amor: “Conheci o Paulo pela internet, éramos amigos pelo orkut e msn. Em uma das noites que dormi na casa dela eu apresentei o orkut dele para ela e os dois começaram a conversar como amigos. Em uma das ocasiões que eles conversaram ele marcou um encontro e os dois começaram a namorar.”

A história que saiu da internet, direto para a vida real precisou vencer as barreiras do preconceito. O beijo que hoje sela a união virou sinônimo de recomeço.

“Esse casal eu descrevo em duas palavras: amor verdadeiro. Não tem mais o que falar, é amor de verdade”, afirma a amiga do casal Marilu Régis da Silva.

O curioso dessa história que começou na Internet é que ela continua no ar. Paulo, o noivo, é formado em Sistemas da Informação e criou um blog para Larissa. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o casal basta acessar larissapfau.com.br.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Instituto Tiradentes indica Paulo Ignácio Uhlmann como o vereador mais atuante

Medalha Dom Pedro II
É com muita alegria que recebi hoje, o resultado dessa pesquisa. Dos 199 entrevistados, 42 acreditaram no nosso trabalho e nos elegeram o vereador mais atuante da cidade de Taió. Tenho certeza que tive o apoio de todos vocês, que leem o blog, visitam o nosso orkut e acompanham o nosso trabalho na Cãmara de Vereadores de Taió. Isso nos motiva muito a continuar trabalhando da mesma maneira, sem medo de cara feia, censura e ameaças.

Receberemos a honraria em Florianópolis, dia 14 de maio, das mãos da equipe do Instituto Tiradentes, que tem sua sede em Minas Gerais, cidade de Viçosa. Mostrando a total imparcialidade desse instituto de pesquisa.

Agradeço de coração a cada um de vocês. Ser indicado pela população e agraciado com uma medalha é a certeza de que o nosso trabalho está sendo duplamente reconhecido pelos eleitores que confiam na gente e nos indicaram como o vereador mais votado no último pleito.

Abaixo, mais detalhes da pesquisa.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Discurso Paulinho Uhlmann - 02.05.2011

Por enquanto, me resta agradecer pelos 6000 acessos que o nosso blog tem atingido!
Valeu, gente!

Atualização 13:00
Problema de ordem técnica no Informativo na Câmara de Vereadores, impossibilitou o mesmo de ser gravado e  transmitido nesta semana. O Programa da Câmara de Vereadores é transmito hà mais de 20 anos todas as terça-feiras na programação da Rádio Educadora as 12h10 m.Em virtude deste ocorrido o Presidente do legislativo de Taió, Volnei Sandri esteve nos estúdios da Rádio  Educadora para prestar esclarecimentos do ocorrido.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SAIU NA IMPRENSA: Paulinho sugere cortar 100 cargos na prefeitura

Paulinho Uhlmann propõe a valorização de servidores efetivos e sugere reposição salarial a funcionários efetivos e corte dos 202 cargos em comissão.

O vereador Paulo Ingnácio Uhlmann (PR), de Taió sugeriu o corte de pelo menos, metade dos cargos comissionados, aqueles que são temporários e indicados pelo prefeito. O assunto ganhou corpo depois que um projeto de lei que visa a reclassificação salarial de servidores deu entrada na Câmara. O vereador fez a solicitação do número de funcionários da atual administração, para desenhar um comparativo com os valores arrecadados pelo município todos os meses. Nos últimos anos, segundo Paulinho, a arrecadação do município, com impostos, taxas e passaram de R$ 1,2 milhões, para R$ 2 milhões mensais.

Ele argumenta que nem a inflação teve este aumento, “graças ao empenho do povo de Taió, a nossa arrecadação, não cai, só aumenta, o repasse para a Câmara também foi maior”. Uhlamnn disse que já no ano passado, o gasto com a folha de pagamento consumia quase 50% da arrecadação mensal do município. O vereador citou que hoje o município possui 666 funcionários, destes, 464 são efetivos e 202 têm cargos de comissão.

Paulinho solicitou via requerimento o número de funcionário que ganham gratificação. “A folha de pagamento gira em torno de R$ 935 mil reais por mês, quase um milhão”. Disse o vereador em tribuna. Ele sugeriu que pelo menos metades dos 202 cargos comissionados sejam extintos. “Mas eu não sei se estes 202 valem pelo custo benefício, esses funcionários têm o nome de cargo de confiança, deveriam trabalhar mais, são cargos do prefeito, são cargos dos amigos do prefeito. Vejo uma falta de comprometimento dessas pessoas para o município”.

O vereador sugeriu cortar o número dos cargos de confiança e que a prefeitura valorizasse o grupo de funcionários efetivos. “Porque passa ano e sai ano, são essas pessoas que permanecem nos cargos”. O Sindicato dos Servidores Municipais de Taió (SINTRASP) promoveu uma série de reuniões com os funcionários, para oferecer uma proposta de reclassificação de salários. Desta vez, a diretoria do SINTRASP discutiu apenas os casos dos cargos efetivos e não fez cálculos aos cargos de diretor, chefe, assessor e outros cargos em comissão.


PS1: Essa matéria refere-se ao nosso último pronunciamento. Amanhã, nosso discurso que faremos no dia de hoje, estará no blog. Imperdível!

domingo, 1 de maio de 2011

SEBRAE Mais - Gestão Financeira em Taió




CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
  Além de críticas e elogios, esse blog também gosta de oferecer oportunidades ao povo de Taió. A ACIAT sempre divulga encontros realmente interessantes para o povo da nossa cidade.

Liderada pelos meus amigos "Márcio's" (O Bonin e o Betti), a ACIAT vem desempenhando um papel louvável na nossa cidade e exatamente daqui um mês, promoverá um café, como primeira reunião para esse encontro que tem certificado SEBRAE de qualidade.

Você empresário, disponibilize uma equipe de sua empresa para que de fato, esse curso seja um sucesso. Nossa cidade só tem a ganhar com mão-de-obra qualificada e empresas ainda mais rentáveis.

Pode ser uma grande oportunidade de alavancar oportunidades. Eu recomendo!