domingo, 19 de junho de 2011

Captação de água vira problema em Taió


A água que abastece a casa do agricultor Alcione vem de uma nascente que fica no terreno vizinho. Por décadas o acesso foi e ainda é permitido, pelo proprietário, o problema é que as terras foram alugadas, e o novo arrendeiro, tem dificultado o acesso. A caixa d'agua instalada próximo a nascente foi quebrada várias vezes.

“Eu já pego água aqui há 23 anos e nunca houve problema. E nos últimos dois anos, está difícil”, conta o agricultor Alcione Schumann.

O agricultor teve que improvisar, para não ficar sem água. Hoje a esposa, só usa água para fazer alguns serviços domésticos: “Tem que estar lavando a roupa na casa dos vizinhos e buscando água. É bastante difícil”, conta a agricultora Elisa Schumann.

A fonte abastece mais três residências, e uma capela, da localidade de Ribeirão dos Lobos. O caso foi parar na justiça, o agricultor Alcione Schumann ganhou a liminar para manter a captação de água. Mesmo com a decisão judicial, as caixas d'água continuam sendo danificadas.

“Entrei com a liminar, ganhei e mesmo assim continuam quebrando a caixa de água”, afirma o agricultor Alcione Schumann.

O homem que alugou o terreno, afirma que não foi ele quem danificou as caixas d'água, e que não impede o agricultor de captar a água: “Para entrar no terreno ele precisa ter a nossa liberação, só isso. Mas a água ele pode pegar e dali vai embora, não tenho nada contra ele”, afirma Orival França.

Nenhum comentário: