sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nesse sábado tem AFETO em Taió

Recebi por e-mail dos monitores do grupo e resolvi compartilhar com todos vocês. Pra quem não conhece o grupo AFETO, peço que leiam o histórico que postarei logo abaixo. Um trabalho feito praticamente sem reconhecimento, busca dar apoio aos familiares em tratamento de câncer. Nesse sábado, a palestra será com a psicóloga Anna Lúcia de Taió, na sede da Câmara de Vereadores de Taió às 14.30h. Conheça mais sobre o grupo AFETO...

GRUPO AFETO DE TAIÓ
Dia 15 de maio de 2008, no Hospital do CEPON, respira pela última vez um homem de fé, honra e luta chamado Valdir Fach. Vítima do câncer, Valdir e toda a família Fach ficaram desamparados em todos os sentidos, por perderem a batalha contra o câncer. Pensando nisso, Vivian e Lucas Fach, filhos de Valdir, iniciaram dia 15 de maio de 2010 o Grupo de Apoio aos Familiares em Tratamento Oncológico (AFETO).
A reunião é feita mensalmente, no terceiro sábado de cada mês na sede da Câmara de Vereadores de Taió. As palestras visam dar força aos familiares. No primeiro encontro, um renomado psicólogo de Balneário Camboriú veio fazer a palestra. Cobrando apenas a passagem de ônibus, ele ajudou os participantes a manter o equilíbrio emocional. Desde lá, pastores, grupo de jovens, advogados, nutricionista e pessoas que já passaram com sucesso pelo tratamento de câncer já palestraram.
Por não haver dinheiro nenhum envolvido no projeto, a maior dificuldade de Lucas e Vivian é conseguir palestrantes qualificados voluntariamente. Cerca de 30 pessoas participam mensalmente do projeto e tem a oportunidade além de ouvir, falar das suas angústias com pessoas que estão na mesma situação.
Leopoldo Amorim passou por uma situação muito complicada. Após mais de quarenta anos fumando, Leopoldo teve câncer de garganta e após fazer quimioterapia, hoje mesmo com a voz fraca, faz questão de participar de todas as reuniões e dar forças aos que ainda estão em tratamento.
Todos os novos participantes preenchem um cadastro e são comunicados por telefone um dia antes do encontro para que possam participar e já são informados sobre o palestrante. Neste cadastro, ainda respondem qual é a maior dificuldade. E a principal resposta é o preconceito. Pessoas não querem dividir o mesmo lugar com elas, sentar onde as pessoas com câncer já sentaram, beber no mesmo copo, entre outras coisas.
O Grupo Afeto recebeu a visita de Fátima Garlini, vereadora de Rio do Campo, cidade próxima a Taió. Fátima iniciará o projeto em Rio do Campo, também no mês de maio. Embora humilde, o grupo repercute pela sua importância e vários canais de comunicação se mostram a disposição para divulgar o grupo.
A Câmara de Vereadores de Taió, além de sua sede, disponibiliza o café e o leite para os participantes e os responsáveis pelo grupo, doam cuca e bolacha pra haver uma confraternização de forma mais informal entre os participantes. A força que cada um precisa, pode ser encontrada em outro membro do grupo. As pessoas se ajudam e formam uma equipe, que muitos já chamam de família. 

PS1: Ultrapassamos os 4.000 acessos! Não vou viver tempo suficiente pra agradecer a cada um de vocês pelos acessos. Sou muito grato e com certeza, isso nos motiva cada vez mais a buscar conhecimento e postar nesse espaço tão interativo. MUITO OBRIGADO!

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por divulgar o trabalho!

Lucas Fach disse...

Obrigado pela divulgação, Paulinho! Amanhã estaremos lá, esperando a todos os leitores do teu blog!
Abraços!