domingo, 27 de março de 2011

DOWN JONES - Uma banda que deixou saudades



Com nome inspirado no índice da Bolsa de NY, a Down Jones da cidade de Taió, interior de Santa Catarina, conquistou seu espaço no cenário pop catarinense. O disco de estréia da banda intitulado de "UM" gravado independente em 2001 resultou em um público fiel, casas de shows lotadas, fã-clubes, apresentações em programas de televisão e uma considerável execução de duas músicas do disco em inúmeras rádios do estado, a música "Cidade" e "Meia Praia" (apologia a uma das praias mais freqüentadas de Santa Catarina).

As músicas se caracterizavam pelos arranjos de metais e guitarras funkiadas, revelando uma leve influência do pop rock nacional da época. Férias forçadas, quase dois anos de reciclagem sonora e então...a metamorfose. Ainda independente a Down Jones volta revolucionada, apresentando em seu novo trabalho, a sua verdadeira identidade. Atitude não falta para, pretensiosamente, chamarmos de rock aquilo que estamos prestes a ouvir, pois os riff´s e timbres encorpados e nada sutis das guitarras de Cassiano são uma amostra disso, transformação ou evolução? Ouça e tire suas próprias conclusões.

O disco leva o nome de uma das faixas, "Jardim de Pedras" e foi gravado e mixado em Junho de 2005 no AR Studios do Rio de Janeiro, um dos maiores e mais bem conceituados estúdios do país com a produção de André Rafael que trabalhou vários anos ao lado de nada mais nada menos que Tom Capone. As composições de Ivan, vocalista da banda, são canções introspectivas que refletem suas próprias experiências, "o tempo é meu e o horizonte é sempre logo alí, velocidade", trecho da música "Em duas rodas" que retrata sua paixão pelo motociclismo, música essa que rendeu à banda uma matéria exclusiva no programa Auto Esporte da Rede Globo.

A música "Jardim de pedras" fala sobre um triste conceito de felicidade "tuas palavras não me servirão pra nada quando eu morrer" frase que instiga aproveitarmos cada momento da vida e que o arrependimento pode vir tarde demais. "Ainda seria você" é o primeiro single do disco, balada de pegada forte e refrão marcante é uma declaração de amor correspondido e chegou a ser executada nas melhores rádios de Santa Catarina . O som ainda é levado por um ritmo ensurdecedor das baquetadas de Walmoli "cravado" ao baixo de Andrei com frases simples mas bem elaboradas e que teve uma participação especial do baixista Vitor Queiroz (ex LS Jack). A Down Jones não se limitava em seguir a linha dessa ou daquela banda, apenas transmitia através da música aquilo que sentia, que vivenciava, de forma genuína e sem hipocrisias, fazendo de seu acervo musical a essência de sua autenticidade.

É quase impossível, mas não custa tentar... VOLTA DOWN JONES!

Um comentário:

Mateus disse...

Verdade, foi uma pena que acabou, deixou saudades!!